As inscrições seguem abertas até o dia 3 de setembro, os participantes devem enviar um trabalho autoral e inédito que fale sobre temas como afetividade, território e identidade.

Com a proposta de prestigiar escritores negros de Mato Grosso o “Itan Selo Literário” abre inscrições online de obras inéditas para a primeira edição do projeto. Na estreia serão selecionadas obras que abordam os temas: afetividade, território e identidade, vivenciadas a partir da ótica mato-grossense. Para participar o candidato também deve ser maior de idade e morar no estado. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 3 de setembro, para enviar o trabalho, clique aqui

Os trabalhos selecionados serão publicados nas redes do Selo, e também no site do  Coletivo de Jornalismo Independente Com_Texto, que compõe uma parceria para fomentar a escrita negra mato-grossense. Além da divulgação do trabalho pelas redes, os textos escolhidos vão compor a primeira edição da revista eletrônica Itan.

Idealizado pela psicóloga e mestranda em Educação, Abayomi Jamila, o Itan Selo Literário reflete a vontade de buscar por referências outras e promover apoio à literatura preta em Mato Grosso. Percebendo a falta de nomes e desconhecimento sobre escritores negros da região, Abayomi pensou em desenvolver um projeto que pudesse ser um portal de interação e divulgação desses escritores. 

Abayomi Jamila, idealizadora do Selo Itan | Foto: Reprodução

“Criar o selo para mim significa criar um determinado espaço para que as vozes negras desse território  sejam ouvidas, o que ainda não existia aqui em Mato Grosso. E eu acredito, que por intermédio da literatura as pessoas consigam narrar a si mesmas, as suas histórias e expressar seus desejos em um lugar seguro, e também penso na construção de referências e uma elaboração de redes entre os componentes do Selo futuramente.”

Atualmente o Selo é organizado por escritores e pesquisadores independentes que acreditam na literatura como uma ferramenta de reivindicação de espaços e narrativas. Somando com o desenvolvimento do projeto, o Coletivo Com_Texto também aposta na iniciativa como um passo importante na disseminação de literatura, fortalecendo o trabalho dos escritores do estado. 

De acordo com a repórter e membro do coletivo, Beatriz Passos, a parceria com o Selo Literário Itan expressa um dos objetivos do Com_Texto, que é a ampliação das narrativas e experiências que e contribui com a reivindicação de pertencimentos diversos, neste caso pela escrita. 

“A chegada do Selo é uma conquista, como também é gratificante a presença do Com_Texto nesse movimento. Oportunizar um espaço como este é necessário e abre caminhos para o que queremos enquanto coletivo, expandindo as possibilidades de versatilidades. Além de contribuir com a presença de narrativas que se afastam da realidade insatisfatória que está posta sobre experiências negras”, afirmou a repórter. 

Todas as etapas que compõem a primeira ação do Selo serão divulgadas nas redes oficiais do Itan e do Coletivo Com_Texto. É importante que tanto os participantes, quanto o público interessado nas obras, acompanhem os canais de ambos os projetos para ficarem por dentro de todas as atualizações. 

As inscrições são inteiramente gratuitas e podem ser feitas por meio de um formulário online, para acessar, clique aqui. Já para ler o edital completo e conferir os detalhes da primeira seleção do Selo Itan, clique aqui. 

 AFETIVIDADE, TERRITÓRIO E  IDENTIDADE

O Edital 01/2020, de estreia do projeto, abre caminhos para dialogar sobre o tema  afetividade, território e identidade, uma escolha com a intenção de promover diálogo entre os escritores negros em Mato Grosso e suas diversas escritas a partir das vivências em território mato-grossense. O com o primeiro chamamento, o Selo incentiva autores sendo de longa jornada, iniciantes e aventureiros esporádicos dos versos à enviarem suas produções e colaborar com a composição de uma rede vasta de produções literárias em nosso estado.

Uma das exigências prevista em edital é que a obra inscrita permaneça inédita até o fim do processo de seleção, para que assim se construa uma história coletiva em cada edição, com a originalidade que cada proposta carrega. 

PARA SABER MAIS, ACOMPANHE O SELO:

Instagram Selo Itan: @seloitan 

Instagram do Com_Texto: @com_text 

Site do Com_Texto: www.coletivocomtexto.com.br