Com objetivo de promover a literatura negra de Mato Grosso, a primeira edição traz narrativas de afeto, território e identidade.

Nesta sexta-feira (27), o público pode conhecer a primeira edição da Revista Itan, primeira publicação do Selo Itan de Literatura Independente, disponível em sua versão online. Com participação de 14 escritores de Mato Grosso, o trabalho reúne contos e poesias que contam sobre afeto, territórios e identidades. O projeto foi construído com o apoio do Coletivo Com_Texto e pode ser acessado gratuitamente, clicando aqui

Além dos textos de cada um dos autores e autoras, a revista apresenta ainda mini-perfis sobre cada um dos participantes, além da apresentação do projeto e uma reflexão sobre o significado do nome do Selo. 

Para a idealizadora, Abayomi Jamila, a primeira publicação do Itan é fruto do empenho de toda a equipe por trás, que conseguiu entregar um trabalho de qualidade.  “Foram meses de elaboração e dedicação para entregar um trabalho final que pudéssemos sentir orgulho e incentivarmos ainda mais a produção da escrita autônoma negra. Uma caminhada que começou com um sonho e agora se torna possível graças ao poder do coletivo”, revelou.

A revista conta com o trabalho gráfico de Sophia Cardoso, diagramação e apresentação do Coletivo Com_Texto e curadoria de Abayomi Jamila, Andressa Portella e Camila Rodrigues.

 AFETIVIDADE, TERRITÓRIO E  IDENTIDADE

O Edital 01/2020, de estreia do projeto, abre caminhos para dialogar sobre o tema  afetividade, território e identidade, uma escolha com a intenção de promover diálogo entre os escritores negros e suas diversas escritas, a partir das vivências em território mato-grossense. Com o primeiro chamamento, o Selo incentivou autores de longa jornada, iniciantes e aventureiros esporádicos dos versos à enviarem suas produções e colaborarem com a composição de uma rede vasta de produções literárias em nosso estado.

É importante ressaltar que apesar da revista estar disponível gratuitamente, todo o material deve ter sua propriedade intelectual respeitada. Para conferir a íntegra da primeira edição da Revista Itan, clique aqui. 

PARA SABER MAIS, ACOMPANHE O SELO:

Instagram Selo Itan: @seloitan 

Instagram do Com_Texto: @com_text 

Site do Com_Texto: www.coletivocomtexto.com.br